Sejam
todos bem vindos ao curso de Educação Patrimonial.
Este
faz parte do Projeto Educação Patrimonial, e tem como principal objetivo
compartilhar reflexões que seus membros vem acumulando desde 2005.
Para
conhecer um pouco mais do projeto, acesse o site www.educacaopatrimonial.com.br
.
Para
melhor nos comunicar, criei um grupo denominado: patrimoniocultural@googlegroups.com
. É fundamental que todos façam parte do mesmo, pois é a partir
dele que entrarei em contato com vocês.
Como
primeira atividade, peço que se apresentem, acessando o BLOG Extra Sala, pelo
link: http://extrasala.blogspot.com.br/2014/12/cursoeducacaopatrimonial.html
Qual a Finalidade do BLOG?Bem vindos ao BLOG Extra Sala. A finalidade deste é proporcionar um espaço de interação entre os alunos dos diversos cursos em que atuo, possibilitando assim a ampliação do conhecimento e de acesso a conteúdos, já que o aluno poderá visualizar o material de aula de outras turmas. Por exemplo: o aluno de Pedagogia poderá compartilhar das reflexões que serão feitas com os aluno do curso de Administração de Empresas, assim como os de Gastronomia poderão interagir com os de Sistemas de Informação, e assim por diante. Pretende-se que, com isso, ampliasse a gama de possibilidades, já que o aluno não ficará restrito ao conteúdo de sua sala. Além disso, o Blog é aberto, podendo receber comentários de qualquer internauta.Pretendo ainda me comunicar com meus alunos por este BLOG, orientando trabalhos e agendando atividades, inclusive provas. Configura-se assim como um importante canal entre alunos e professores.
Neste
curso pretendemos apresentar diversas perspectivas referentes a conceitos que
envolvam patrimônio, memória, tombamento, educação, sociedade, entre outros. Um
dos nossos objetivos é gerar debate. Acreditamos que a troca de conhecimento
amplia a compreensão de um assunto. Esperamos contribuir com nosso entendimento
sobre patrimônio e, em contrapartida, receber novos olhares e experiência.
Como
Tudo Começou ...
Para um
melhor entrosamento, vamos apresentar como este curso foi montado. Esta discussão
teve início quando aprovamos, no ano de 2007, o projeto Educação Patrimonial III,
desenvolvido na cidade de LondrinaPR, com o apoio do Programa Municipal de
Incentiva a Cultura PROMIC. Este programa visa levar ações educacionais e
culturais a população da cidade. Especificamente o
nosso projeto promove ações educacionais que envolvem o patrimônio histórico e
cultural londrinense.
Através
de um trabalho que conta com a participação de profissionais das áreas de história,
pedagogia e arquitetura, procuramos despertar na população a percepção e valorização
do patrimônio. O projeto conta com vários enfoques, com o objetivo de construir,
conjuntamente com a população, olhares sobre o “seu” patrimônio.
O
projeto teve continuidade nos anos seguintes sendo que,
nos
anos de 2009 2011 e 2013 foram realizados grandes eventos, que tiveram como
consequência a publicação de três livros, que vocês podem ter acesso pela aba publicações do site Educação Patrimonial (clique aqui):
II
Encontro Cidades Novas.
III
Encontro Cidades Novas.
IV
Encontro Cidades Novas,
Paralelamente
realizamos, em 2012, o “2º. Seminário DOCOMOMO Paraná”, que contou com
contribuições de profissionais de todo o país, que proporcionam reflexões acerca
da Arquitetura Modernista brasileira e, especialmente, da localizada na cidade
de LondrinaPR. Os anais podem ser acessado pela aba publicações do site Educação Patrimonial (clique aqui):
Em
2010, o projeto realizou cursos, oficinas, museus itinerantes e um inventário
de uma das principais ruas de Londrina, a Rua Sergipe, que teve como resultado os seguintes produtos (acesso pela aba publicações do site Educação Patrimonial - clique aqui):
Roteiro
Histórico da Rua Sergipe.
Livro - Rua
Sergipe: Patrimônio Cultural Londrinense.
Inventário
Arquitetônico da Rua Sergipe.
Paralelamente
o projeto parceiro intitulado “Essa rua tem história: memórias e sociabilidades
da Saul Elkind”, realizou pesquisa em uma das mais importantes avenidas da periferia
de LondrinaPR, e o resultado pode ser consultado em livro disponibilizado neste link (clique aqui):
Investiu-se
também na produção de material didático, voltado para a valorização do Patrimônio
Cultural e Histórico da cidade de Londrina. Foram cinco livros infantis, uma coleção
de quebra cabeças e um jogo de tabuleiro. Os livros infantis e o material didático podem ser acessados pela aba publicações do site Educação Patrimonial (clique aqui).
Títulos dos livros:
As
Aventuras do Gato Caixeiro em Londrina
As
Aventuras do Gato Caixeiro na Rota do Café
As
Aventuras do Gato Caixeiro nos Museus de Londrina
As
Receitas do Gato Caixeiro
A Casa
dos Gatos Feios
Em Busca das Lembranças da Vovó
Uma Aventura pela Gastronomia Londrinense
E ...
O
projeto foi vencedor, em 2010, do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade,
categoria Educação Patrimonial (veja informações sobre o prêmio no link http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/178 e a publicação do prêmio, realizada pelo IPHAN, na publicação oficial do evento, p. 09 (clique aqui) : e, em 2014, do Prêmio JL Nossa Gente (veja notícia neste link: https://globoplay.globo.com/v/3376831/).
Outros
Produtos
Será a
partir das reflexões deste projeto que iremos tratar dos conceitos de Patrimônio
Cultural e Educação Patrimonial. Daí a importância de apresentá-lo de forma tão
completa, como estamos fazendo.
Um dos
trabalhos mais interessantes por nós desenvolvidos foi o chamado "Museu
Itinerante", em parceria com o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos
Weiss. A partir de atividades realizadas em escolas municipais e estaduais da cidade
(ver material no link https://www.educacaopatrimonial.com.br/museu-itinerante),
percebeu-se um distanciamento dos alunos com a História apresentada no referido
museu, como se não pertencessem a eles ou ao bairro em que viviam. Daí veio a
ideia: vamos buscar informações, no próprio museu, sobre a localidade onde a
escola estava inserida, e assim, montar uma Exposição Itinerante. Esta
atividade foi desenvolvida, primeiramente, em dois bairros: o Heimtal e o
Jardim do Sol.
Em um
segundo momento, a ideia foi utilizada para montar uma exposição sobre a Rua
Sergipe, uma das mais importantes ruas de comércio popular da cidade de Londrina.
Caso
deseje, faça download em versões em PDF dos roteiros:
Museu
Itinerante: https://www.educacaopatrimonial.com.br/museu-itinerante
Outra
exposição, intitulada "Qual é o seu Centro”, foi pensada pela equipe.
Neste caso, buscamos valorizar o espaço local, o bairro, como lugar de relações
importantes para o indivíduo. Na cidade de Londrina-PR a área central possui
grande importância na vida das pessoas, sendo um espaço de sociabilidade e de
convivência de diversos grupos sociais. Longe de desvalorizar ou questionar
esta característica, própria de cidades de médio e grande porte, nosso objetivo
é refletir sobre esta concepção de centralidade, demonstrando que o lugar mais
próximo de nossas vivências, ou seja, o bairro, pode também ser entendido como
"um outro centro". Acesso ao material está disponível no mesmo link, ou seja, https://www.educacaopatrimonial.com.br/museu-itinerante
Concluíndo
Aliado
a este material, o projeto se preocupou com a oferta de cursos e a preparação
de material de apoio para professores e agentes culturais.
Sobre
os cursos ofertados e eventos, acesse o link: https://www.educacaopatrimonial.com.br/cursos-e-eventos
Veja ainda um vídeo sobre o projeto, uma entrevista da Folha TV, no link: https://www.youtube.com/watch?v=-SPMGxix4K4
E uma parte do programa PLUG, onde trato sobre a Histótia de Londrina: clique aqui. Acesse o bloco 02 do programa.
Espero que
tenham gostado, e até a próxima aula.
Também não consegui acessar essa página da extrasala: http://extrasala.blogspot.com.br/2014/12/cursoeducacaopatrimonial.html
ResponderExcluirEloyr Pacheco