Pular para o conteúdo principal

Aula 01 - O Que é um Mooc





Este curso caracteriza-se como um “Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC)”, e está vinculado as reflexões desenvolvidas durante o Projeto Educação Patrimonial (site do projeto: https://www.educacaopatrimonial.com.br/).

Esta é uma nomenclatura nova, mesmo para quem atua na Educação a Distância. O objetivo é garantir que um maior número de pessoas tenham acesso ao conhecimento sistematizado. Daí ser aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada na área pode realizar o curso, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos organizadores.

No caso deste, o critério é a manifestação de interesse. Ou seja, os interessados em participar do curso devem encaminhar um email para lmagalhaes1974@gmail.com. Colocar no título do email: Interesse em Participar do Curso de Educação Patrimonial. Repetir o mesmo no corpo do texto, com seu nome completo, cidade de origem e formação.

Após, é só acessar as aulas por este BLOG. Os alunos serão automaticamente registrados no grupo patrimoniocultural@googlegroups.com, podendo assim iniciar discussões pertinentes ao tema Patrimônio Cultural. Por este grupo serão também encaminhadas informações sobre o curso.

Um MOOC é aberto, caracterizando-se como curso livre, ou seja, não garante grau de formação e não é verificado por órgãos oficiais, como secretarias de estado de educação ou Ministério da Educação. Como consequência, não necessariamente emite certificação. Pode, porém, ser utilizado para créditos em cursos superiores. No Educação Patrimonial, os alunos que o finalizarem, a principio, não receberão um certificado de conclusão.

Este tipo de curso é ofertado via web, podendo ser utilizado ferramentas diversas, como Ambientes Virtuais de Aprendizagem, BLOGS ou mesmo Redes Sociais.

Vejam alguns exemplos:




Os MOOCs são assim abertos, online e massivo, ou seja, atendem a um número grande de interessados. Desta forma, espera-se que a interação dê-se entre os envolvidos, que colaborarão entre si nas discussões que serão estabelecidas, na resolução das dúvidas e dos problemas que serão apresentados. A tendência é que o conteúdo seja reinventado no decorrer das aulas, a partir dos comentários no BLOG Extra Sala, nos debates realizados por meio do Grupo patrimoniocultural@googlegroups.com e nos espaços que serão indicados no decorrer do mesmo. Espera-se um envolvimento ativo de todos, que contribuirão com suas experiências e conhecimentos prévios.

Bom pessoal, agora que já apresentamos o projeto do Curso de Educação Patrimonial, e tratamos das características do mesmo, vamos em frente.

Abraços, e bom estudo a todos.

Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 03 - Conceituando

Vamos tratar aqui de alguns conceitos importantes que envolvem a educação patrimonial. Vamos começar com a concepção de Patrimônio Histórico, que vem sendo substituído pelo conceito de Patrimônio Cultural. O Patrimônio, desde a antiguidade, esteve relacionado à “Bem de herança que é transmitido, segundo as leis, dos pais e das mães aos filhos”. Enraizada na área jurídica familiar, esta palavra antiga é repleta de simbolismo. Já Patrimônio Histórico é mais complexo, que envolve diversos segmentos de cultura de uma sociedade, por se referir aos bens incomensuráveis. Envolve ainda a memória coletiva construída socialmente, além da identidade de um povo. Um exemplo é o Taj Mahal: https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/taj-mahal/ Ou, no Brasil, o Museu Paulista e o Museu da Inconfidência . Procure no Google Maps ( https://www.google.com.br/maps/ ) pelo nome dos museus citados e faça um passeio pelas redondezas. E reflita: por qual motivo foi dado ...

Aula 05 - Aspectos da Legislação

Olá pessoal vamos começar uma nova fase! Apontaremos aqui aspectos da Legislação Patrimonial, primeiramente no mundo, depois no Brasil. Vocês sabiam que preservar o passando sempre foi uma necessidade inconsciente e/ou consciente do ser humano? Porém, quando tratamos do patrimônio cultural, est preocupação efetiva-se somente nos séculos XIX e XX, quando ocorre uma consagração institucional do monumento histórico. A França foi a primeira a criar oficialmente nos moldes modernos, em 1837, uma Comissão de Monumento Histórico, que classificava monumentos da Antiguidade, Igrejas e castelos da Idade Média. Também é da França a primeira lei sobre Monumento Histórico criada em 1913, concentrada nos conjuntos arquitetônicos de vista histórica. Os únicos bens que deveriam ser conservado seria os de grandeza histórica e edificado, vejamos uns exemplos: Visite o site http://www.notredamedeparis.fr/spip.php?rubrique2 . Depois, faça uma busca no google maps por “Cathédrale Notre-...