Antes de continuar nossas reflexões, vou deixar aqui alguns sites e indicar projetos que atuam no âmbito da Educação Patrimonial. Acessem, naveguem e depois compartilhem suas impressões pelo grupo, ok?
- Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória, da UFSM: http://coral.ufsm.br/nep/ . Veja alguns vídeos produzidos pelo projeto, no link: https://www.youtube.com/user/alrsoares/videos
- Viva Favela: http://www.vivafavela.com.br/
- Laboratório de Educação para o Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas: http://wp.ufpel.edu.br/lep/
- Site Identidade Londrina: http://identidadelondrina.com.br/
- BLOG de Educação Patrimonial do IPHAN: https://educacaopatrimonial.wordpress.com/
Refletindo ...
Gostaria de aproveitar o momento para propor algumas reflexões, que envolvem o conceito de cultura e, assim, o de Bem Cultural.
Para tanto, acessem o BLOG Extra-Sala (http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-alunos-do-curso-de.html) e, depois, deixem seu comentário. Neste link é apresentado dois comerciais de carro, e algumas matérias publicadas em jornais de grande circulação. A principio, estes materiais não se relacionam. Será?
Ainda no BLOG (http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2013/02/o-que-e-um-livo.html), proponho uma reflexão sobre a leitura e os seus suportes. Será que o digital provoca um distanciamento do livro? Comente.
E, por fim, dêem uma olhada em duas propostas de Museus on-line, acessando o link http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2013/03/museus-virtuais.html. Não deixem de comentar.
E até a próxima aula.
Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães
Comentado nas páginas extra-sala...
ResponderExcluirO comentário sobre "Vídeos sobre carros e os casos do Índio Galdino e a empregada doméstica Sirlei" eu não consegui comentar de forma alguma na página extra-sala, por isso, posto aqui (como último recurso)...
ResponderExcluirComerciais como estes me incomodam muito, são propagandas que parecem engraçadinhas, mas no fundo, para mim, mostram o quanto o homem desrespeita outras culturas que não são a sua. E, também, o quanto o homem se sente capaz de realizar o que deseja quando usa o automóvel como uma verdadeira “armadura”.
Quanto aos casos do Índio Galdino e da empregada doméstica Sirlei, mostram que, por certo ponto de vista, crimes cometidos por jovens de classe média e estudantes passam praticamente despercebidos pela sociedade. Precisamos combater todo tipo de preconceito e, portanto, exemplos como este, infelizmente mostram o quanto nos mostram que somente negros e favelados são criminosos.
Eloyr Pacheco