Pular para o conteúdo principal

Aula 04 - Alguns Sites Interessantes

Antes de continuar nossas reflexões, vou deixar aqui alguns sites e indicar projetos que atuam no âmbito da Educação Patrimonial. Acessem, naveguem e depois compartilhem suas impressões pelo grupo, ok?




Refletindo ...
Gostaria de aproveitar o momento para propor algumas reflexões, que envolvem o conceito de cultura e, assim, o de Bem Cultural.


Para tanto, acessem o BLOG Extra-Sala (http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-alunos-do-curso-de.html) e, depois, deixem seu comentário. Neste link é apresentado dois comerciais de carro, e algumas matérias publicadas em jornais de grande circulação. A principio, estes materiais não se relacionam. Será?


Ainda no BLOG (http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2013/02/o-que-e-um-livo.html), proponho uma reflexão sobre a leitura e os seus suportes. Será que o digital provoca um distanciamento do livro? Comente.


E, por fim, dêem uma olhada em duas propostas de Museus on-line, acessando o link http://www.extra-sala.blogspot.com.br/2013/03/museus-virtuais.html. Não deixem de comentar.


E até a próxima aula.

Prof. Dr. Leandro Henrique Magalhães

Comentários

  1. O comentário sobre "Vídeos sobre carros e os casos do Índio Galdino e a empregada doméstica Sirlei" eu não consegui comentar de forma alguma na página extra-sala, por isso, posto aqui (como último recurso)...

    Comerciais como estes me incomodam muito, são propagandas que parecem engraçadinhas, mas no fundo, para mim, mostram o quanto o homem desrespeita outras culturas que não são a sua. E, também, o quanto o homem se sente capaz de realizar o que deseja quando usa o automóvel como uma verdadeira “armadura”.

    Quanto aos casos do Índio Galdino e da empregada doméstica Sirlei, mostram que, por certo ponto de vista, crimes cometidos por jovens de classe média e estudantes passam praticamente despercebidos pela sociedade. Precisamos combater todo tipo de preconceito e, portanto, exemplos como este, infelizmente mostram o quanto nos mostram que somente negros e favelados são criminosos.

    Eloyr Pacheco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 01 - O Que é um Mooc

Este curso caracteriza-se como um “Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC)”, e está vinculado as reflexões desenvolvidas durante o Projeto Educação Patrimonial (site do projeto: https://www.educacaopatrimonial.com.br/ ). Esta é uma nomenclatura nova, mesmo para quem atua na Educação a Distância. O objetivo é garantir que um maior número de pessoas tenham acesso ao conhecimento sistematizado. Daí ser aberto, ou seja, qualquer pessoa interessada na área pode realizar o curso, desde que atenda aos critérios estabelecidos pelos organizadores. No caso deste, o critério é a manifestação de interesse. Ou seja, os interessados em participar do curso devem encaminhar um email para  lmagalhaes1974@gmail.com . Colocar no título do email: Interesse em Participar do Curso de Educação Patrimonial . Repetir o mesmo no corpo do texto, com seu nome completo, cidade de origem e formação. Após, é só acessar as aulas por este BLOG. Os alunos serão automa

Aula 03 - Conceituando

Vamos tratar aqui de alguns conceitos importantes que envolvem a educação patrimonial. Vamos começar com a concepção de Patrimônio Histórico, que vem sendo substituído pelo conceito de Patrimônio Cultural. O Patrimônio, desde a antiguidade, esteve relacionado à “Bem de herança que é transmitido, segundo as leis, dos pais e das mães aos filhos”. Enraizada na área jurídica familiar, esta palavra antiga é repleta de simbolismo. Já Patrimônio Histórico é mais complexo, que envolve diversos segmentos de cultura de uma sociedade, por se referir aos bens incomensuráveis. Envolve ainda a memória coletiva construída socialmente, além da identidade de um povo. Um exemplo é o Taj Mahal: https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/taj-mahal/ Ou, no Brasil, o Museu Paulista e o Museu da Inconfidência . Procure no Google Maps ( https://www.google.com.br/maps/ ) pelo nome dos museus citados e faça um passeio pelas redondezas. E reflita: por qual motivo foi dado